UM JANTAR EM UM PASSO SÓ

Preparar o jantar para receber gente querida já é, por si só, motivo de festa em casa. Quem gosta de cozinhar sabe exatamente do que estamos falando, não é mesmo?

Fazer algo para ser dividido com quem vai chegar é, ao mesmo tempo, um gesto de carinho e um ritual cheio de detalhes que nos fascinam. A mistura de ingredientes nas proporções certas, o tempero que faz a diferença, o desafio de deixar o prato no ponto certo para ser servido no momento exato em que os convidados chegam à mesa…para nós, isso tudo já faz parte dessa deliciosa arte – e da imensa diversão – que é receber bem.

Para tornar essa experiência ainda mais apaixonante, a convite da Brastemp, testamos o fogão com duplo forno.

Além de contar com um design elegante e sofisticado e mesa de vidro que integraram perfeitamente a decoração da nossa área gourmet, o fogão Brastemp permitiu que realizássemos um desejo antigo: preparar em casa o divino Filé Mignon ao Molho Mostarda acompanhado de Batatas Rústicas com Alecrim by Grecco Coppola, um dos nossos pratos favoritos.

receita de filé mignon

Apesar de se tratar de uma receita relativamente simples, para que o prato fique realmente perfeito, é preciso que a carne asse uniformemente, chegando por inteiro àquele ponto em que está ainda rosadinha por dentro, e, mais que isso, que ela seja servida imediatamente, acompanhada das batatas crocantes e perfumadas que acabaram de sair do forno.

Quando a Brastemp nos apresentou o fogão com duplo forno, soubemos que ali estava o segredo para a preparação impecável deste prato em um só passo, como ele tem que ser feito.

Por contar com duplo forno – o superior é elétrico, com a função grill, e o inferior à gás –  o fogão Brastemp permitiu que o Filé Mignon e as Batatas Rústicas fossem preparados ao mesmo tempo para que pudessem ser servidos justamente assim, juntos e saborosíssimos!

Temperamos e selamos o Filé Mignon na frigideira com azeite aquecida em fogo alto – o fogão com duplo forno tem quadrichama, o que garantiu que no processo de selagem todas as partes da carne cozinhassem igualmente.

Em seguida, bastou colocar a carne no forno à gás e deixá-la assando por 40 minutos com toda precisão da temperatura predeterminada de 200 graus, enquanto as batatas rústicas com alecrim eram preparadas ao mesmo tempo, no forno elétrico.

Enquanto ambos os fornos eram utilizados, aproveitamos para preparar o molho de mostarda na mesma frigideira em que selamos a carne, tudo em companhia de boa música e bom vinho e sem se preocupar com a administração do tempo no preparo das duas receitas.

O resultado? Um jantar maravilhoso num só passo e a certeza de que estas serão as primeiras de muitas outras receitas que faremos questão de preparar em um fogão Brastemp.

Vamos às receitas?

Ingredientes para o Filé Mignon e o molho de mostarda:

receita de file mignon

Ingredientes para as Batatas Rústicas:

batatas rústicas

Modo de Preparo do Filé Mignon:

modo de preparo do filé migon com molho mostarda

1. Limpe a peça de filé mignon, retirando o excesso de gordura e tempere-a com sal. Ligue o forno à gas 220 graus.

2. Coloque azeite em uma frigideira e sele a carne uniformemente.

3. Fatie a carne.

4. Leve ao forno à gas por 20 minutos, cubra com papel alumínio e deixe mais 20 minutos.

5. Retire do forno uma carne suculenta e deliciosa!

Modo de Preparo do Molho de Mostarda:

molho de mostarda

1 e 2. Na mesma frigideira em que a carne foi selada, acrescente a manteiga e a cebola, refogando-a bem.

3., 4. e 5.  Em seguida, acrescente a mostarda, o caldo de carne e o vinho.

6. Mexa até que o vinho evapore e, então, acrescente a mostarda em grãos e o açúcar.

7. Se necessário, finalize com um pouco de água e sal a gosto.

Modo de Preparo das Batatas Rústicas:

batatas rústicas

1. Lave bem as batatas com a casca e cozinhe-as por cerca de 5 minutos, sem deixar que fiquem muito moles. Ligue o forno elétrico a 180 graus.

2. Corte as batatas cozidas ao meio, coloque-as em uma forma, acrescente o sal, o azeite e o alecrim.

3. Leve as batatas ao forno elétrico por 10 minutos.

4. Para o resultado perfeito, asse as batatas no forno elétrico com a função grill ativada nos 10 minutos finais em que o Filé Mignon deve permanecer no forno à gás, de forma que ambos saiam do forno juntinhos.

Montagem do Prato:

receita de jantar maravilhoso

1. Disponha o filé mignon fatiado ao redor de um travessa deixando o centro livre.

2. Disponha as Batatas Rústicas no centro da travessa.

3 e 4. Acrescente o molho de mostarda sobre a carne.

5. e 6. Aproveite seu jantar!

Esperamos que tenham gostado, um beijo e bom final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Receita maravilhosa!
    Só perdi um detalhe: qual a quantidade de caldo de carne? E seria o caldo de carne em pó?
    Obrigada!
    Parabéns pelo lindo trabalho de vocês!

    • Nossa! adoro as suas receitas. como minha cozinha e no mesmo espaço da sala sera que posso selar o file, coloca lo na geladeira e na hora do jantar leva lo ao forno. fiquei em duvida. obrigada

  • Que delicia, eu fiz e amei ficou divino, a semente de mostarda da um sabor cítrico ao prato. Parabéns meninas amo as receitas, e vcs nos ajudam muito, amo o blog de vocês super organizado. bjs sucesso sempre

  • Olá, adorei a receita mas tenho uma dúvida. Prefiro pratos que eu consiga preparar ao máximo antes dos convidados chegarem. Posso preparar o filé mignon, tirar do forno quente quando pronto e reservar, deixar o molho de mostarda também já pronto e reservado e assar as batatas na hora? E minutos antes de servir colocaria o molho quente sobre os filés e uns minutos no forno para dar uma rápida esquentada? Ou isso mudaria a textura da carne? Endureceria o filé mignon?
    Obrigada
    Nathalia

    • Oi Nathalia, tudo bem? O ideal é que essa esquentadinho antes de servir seja feita com toda cautela, mas pode sim, com o forno bem baixo e por pouco tempo, fique acompanhando para que não mude a cor da carne, às vezes conseguimos ver se ela está tostando e isso não é bom, neste caso, claro!
      Obrigada pela visita ao site e depois nos conte sobre a receita!
      Um grande beijo!