RISOTO DE CARNE SECA E QUEIJO COALHO NA MINI MORANGA

Receber os amigos com um belo risoto é uma delícia não somente porque é difícil encontrar quem resista a esse prato tão delicioso e versátil como também porque a sua preparação ali, diante dos convidados, é uma diversão à parte.

Como o risoto precisa ser servido imediatamente, fazemos questão de prepará-lo enquanto os aperitivos são servidos, os brindes e as risadas começam a pipocar aqui e ali e a conversa vai se animando cada vez mais e mais. Nossa cozinha é aberta para a sala, então tudo vira, literalmente, uma grande festa.

A receita que compartilharemos com vocês hoje foi preparada num encontro especial com amigos muito queridos e, a convite da Brastemp, testamos novamente o fogão com duplo forno, desta vez para preparar uma especialidade de nossa família: o Risoto de Carne Seca e Queijo Coalho, que, além de delicioso, ganha uma apresentação toda especial servido em mini morangas.

Banner Risoto Pronto 615px

Quando fomos apresentadas ao fogão Brastemp ficamos impressionadas com seu design, elegância e sofisticação, que integraram perfeitamente a decoração da nossa área gourmet.

Em nossa segunda experiência utilizando o fogão Brastemp, mais uma vez, fomos surpreendidas com a performance e os resultados impecáveis que obtivemos, tornando nossa experiência na cozinha ainda mais prazerosa e o sorriso no rosto dos nossos convidados ainda mais largo.

A quadrichama do fogão Brastemp permitiu que o risoto cozinhasse de maneira uniforme – sem que fosse necessário ficar virando a panela a todo momento – o que foi fundamental não somente para que o prato alcançasse o ponto e a cremosidade ideais como também para evitar que os grãos do arroz se partissem, o que se deve evitar a todo custo quando o assunto é risoto.

E, ao mesmo tempo em que preparávamos o risoto na quadrichama, as mini morangas eram assadas no forno elétrico, com toda precisão, para que ficassem bem suculentas, no tempo exato para que fossem servidas juntinho com o prato que saía do fogão. Como mencionamos aqui, o fogão Brastemp conta com duplo forno – o elétrico com a função grill na parte superior e o à gás na parte inferior – perfeitos para evitar que a preparação de um prato interfira em outro que precise assar concomitantemente.

Vamos à receita?

Os Ingredientes estão abaixo e a quantidade sugerida serve 4 pessoas:

Banner Ingredientes 615px

Ao preparar o risoto, considere uma porção média de 80 gramas de arroz por pessoa. Caso o risoto seja o único prato principal a ser servido, pode-se aumentar a proporção para cerca de 100 gramas de arroz por pessoa.

Modo de Preparo da Mini Moranga:

Passo a passo mini moranga

1 Em uma panela, cozinhe as mini morangas com sal por 30 minutos.

2, 3, 4 e 5 Após o cozimento, retire a tampa das mini morangas e as sementes.

6 Envolva cada mini moranga em papel de alumínio e leve ao forno elétrico por mais 30 minutos.

Modo de Preparo do Risoto:

Passo a passo risoto

1 e 2 Em uma panela de pressão, adicione 1,5 litros de água, a carne seca, 1 tablete de caldo de carne, sal e  3 colheres de sopa de cebola.

3 Cozinhe por cerca de 15 minutos. A carne estará pronta quando estiver desfiando com facilidade (após o cozimento, reserve o caldo remanescente na panela. Ele será utilizado na preparação do risoto).

4 Em uma panela, de preferência baixa e larga, coloque um fio de azeite e 30 gramas de manteiga para derreter.

5 Junte a cebola e refogue alguns minutos até que toda a água evapore, mas a cebola ainda não tenha começado a dourar (ela deve estar transparente).

6 e 7 Em seguida, adicione o arroz e, sempre mexendo, deixe-o fritar na trempe da quadrichama por cerca de 3 minutos, em fogo médio. Regue o arroz com o vinho branco e, sempre mexendo, deixe o vinho evaporar completamente.

8 e 9 Adicione meia concha do caldo da carne seca fervendo, mexendo até que o líquido seja totalmente absorvido pelo arroz. Coloque mais caldo, mexa e, cada vez que o arroz absorver o caldo, repita o procedimento. Após cerca de 14 minutos prove o arroz. Ele deve estar al dente. Dependendo o grau de cozimento, deixe o arroz no fogo por mais 1 ou 2 minutos. No entanto, é muito importante que o arroz termine bem molhado de caldo. Quando o arroz atingir o ponto ideal, acrescente um pouco de pimenta do reino.

10 Acrescente os cubos de queijo coalho e misture até que derretam. Acrescente, então, a carne seca já desfiada e cozida com cebola picada.

11, 12 e 13 Retire o risoto do fogo, junte 60 gramas de manteiga e o parmesão ralado. Mexa rapidamente para que o risoto fique bem amanteigado. Corrija o sal e sirva imediatamente dentro das mini morangas recém retiradas do forno elétrico.

Dentre as mais valiosas dicas que aprendemos para preparar um risoto perfeito estão: nunca lavar o arroz para que ele retenha amido suficiente para ficar cremoso ao final do preparo; sempre usar parmesão de boa qualidade e sempre finalizar o risoto, acrescentando o parmesão e a manteiga (de preferência gelada), fora do fogo.

E, depois de preparar esta maravilhosa receita de família no fogão Brastemp, poderíamos incluir mais uma dica em nossa lista: preparar o risoto em um fogão inovador e com uma performance incrível garantida por uma marca icônica como a Brastemp certamente fará toda a diferença.

Para conferir todo o processo, basta dar uma olhada no vídeo abaixo:

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo.

Deixe uma resposta

Comentários

  • NÃO USO CALDO DE CARNE EM TABLETES NEM SOPA DE CEBOLA. GOSTEI DA RECEITA MAS GOSTARIA DE SUBSTITUIR ESTES DOIS INGREDIENTES. O QUE VOCE ME SUGERE?

    • Oi Eliana, tudo bem?

      Entendemos muito e sabemos que os caldos feitos em casa têm um sabor especial, mas nem sempre temos tempo de prepará-los.

      Uma ideia seria fazer os caldos e deixá-los congelando para serem usados novamente a cada receita, substituindo o condimento industrializado e equilibrando a quantidade de água da receita com a quantidade do caldo a ser usado a gosto.

      Beijos e obrigada!