Bolo de Natal de Vovó!

Eram só as primeiras luzes de Natal começarem a enfeitar as árvores e as casas que já se podia sentir o cheiro gostoso de canela saindo do forno de minha avó.

A partir de então, e até o Dia de Reis, em vez de panetone, sempre tomávamos o café da manhã e o café da tarde acompanhados deste bolo simplesmente delicioso que vocês aprenderão a fazer hoje.

banner bolo de natal de vovo

Minha avó sempre tinha uma fornada fresquinha para nos oferecer e fazia este bolo aos montes, para presentear a família, os amigos queridos e os membros da igreja que ela frequentava. Tanto que, quando éramos pequenos, costumávamos chamar carinhosamente este bolo de “Bolo do Padre”.

Minha avó já se foi há algum tempo, mas, de muitas formas, procuro fazer com que ela continue presente em minha vida. Uma delas é recuperar a tradição deste bolo de Natal e encher a casa com o perfume da canela e as memórias de um tempo muito, muito feliz!

Vamos à receita?

Os ingredientes estão indicados abaixo:

bolo de natal de vovo

Modo de Preparo:

1. Misture a farinha, o sal e o fermento em pó, peneire e reserve.

2. Misture as frutas cristalizadas com um pouco de farinha – para que não fiquem no fundo do bolo – e reserve.

3. Separe as gemas das claras. Em um recipiente, bata as claras em neve e reserve.

4. Em outro recipiente, bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Adicione as gemas uma a uma. Junte aos poucos a mistura de farinha, sal e fermento em pó alternando com o leite. Junte as nozes e as frutas cristalizadas e, em seguida, acrescente as claras em neve aos poucos à mistura.

5. Ao final, adicione a canela.

6. Leve ao forno preaquecido a 180º por cerca de 45 minutos (o tempo varia muito de acordo com o forno, já fiz este bolo fora de casa e ele levou quase 1 hora para assar – o bom e velho “teste do palito” é muito importante aqui!).

Quem quiser, pode regar o bolo ainda quente com um pouquinho de rum para deixá-lo sempre bem molhadinho.

Gostaram? Um ótimo final de semana para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Olá Thais!
    Parabéns pelo blog! Tudo de muito bom gosto.Gostaria se você pudesse me informar a quantidade de açúcar em xícaras desse bolo maravilhoso que você postou, pois não tenho muita experiência com cozinha e gostaria de tentar fazê-lo.

    Obrigada!

  • Olá!

    Meninas, me ajudem! Queria a opinião de vocês sobre as flores da minha mesa no natal.
    Não sou muito fã de flores vermelhas, então estou procurando ornar flores em tons de verde e branco. A única flor vermelha que irei colocar é o cravo samura já que o vermelho não é tão predominante e o outro seria cymbidium vinho, mas a loja de flores da minha cidade não tem por não ser da época. Confio muito no bom gosto de vocês, por favor, me ajudem!

    bjo