Como manter a prataria sempre brilhando

Quando a ocasião é formal, ou simplesmente queremos dar um toque de elegância e refinamento a uma reunião de amigos, peças em prata são uma constante na composição das nossas mesas. Dos talheres aos vasos, dos sousplats aos marcadores de lugar, a prata de alguma forma se faz presente nessas ocasiões.

Mas para que se obtenha o efeito desejado, é muito importante que as peças estejam brilhando, sem riscos ou pontos de oxidação.

A adequada limpeza da prata, contudo, é sempre um desafio, especialmente diante do risco de danificar a peça ao tentar limpá-la.

Por esta razão é que, para falar sobre o assunto, procuramos a expert e querida Marcia Primo Costa, da Bespoke Life, nossa parceira no blog, que nos deu as valiosíssimas dicas a seguir a respeito do assunto. Vale a pena conferir!

Como Limpar Prata

Plinox

MODO DE LIMPAR PRATA COM PLINOX:

1. Em um bowl, acrescente 1 colher de sopa de plinox.

2. Acrescente 8 gotas de detergente neutro (atenção: o detergente neutro é o de cor amarela e não o transparente).

3. Acrescente 1 copo de água morna.

4. Faça a mistura.

5., 6. e 7. Com um pincel e/ou com uma esponja bem macia limpe a prata.

8. Com uma escova, limpe os cantos.

9. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou.

10. Com um pano de algodão, enxugue e lustre a prata.

modo de fazer plinox

OBSERVAÇÕES: Na nossa opinião, o Plinox foi o melhor produto para limpar a prata. É mais rápido e prático. Para limpar grande quantidade de peças, pode-se fazer a solução indicada acima e deixar as peças em molho por 5 minutos em um recipiente fundo o suficiente para cobrir todas as peças (3 a 4 litros de água, uma colher de sopa de Plinox e uma colher de sopa de sabão líquido são suficientes para limpar até 15 peças pequenas a médias). Depois, faça o procedimento de limpeza. Para comprar o Plinox, basta enviar um e-mail para Erida Capri: eridacarpi@uol.com.br (o telefone de Érida é: (11) 98104-4213).

Monzi

MODO DE LIMPAR PRATA COM MONZI:

1. e 2. Com um algodão, passe o Monzi nos detalhes da peça em prata.

3. e 4. Com um pincel, passe novamente o Monzi nos detalhes.

5. Em um bowl, acrescente 1 colher de sopa de plinox.

6. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou.

7. Com um pano de algodão, enxugue e lustre a prata.

Modo de limpar Monzi

OBSERVAÇÕES: O Monzi é excelente para limpar os detalhes e cantinhos da peça em prata. A combinação Plinox com o Monzi é muito boa para a limpeza completa da prata. Importante salientar que o Monzi é um produto forte e o cheiro não é muito bom. Não é aconselhável usá-lo em prata que não seja de boa qualidade. É vendido na Multicoisas.

Silvo

MODO DE LIMPAR PRATA COM SILVO (além do Silvo, usamos o limpa grude para tirar os resquícios de etiqueta):

 1., 2., 3. e 4. Borrife o limpa grude na prata e, com um algodão, tire o grude.

5. e 6. Com um algodão, limpe a prata com Silvo. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou.

7. Com um pano de algodão, enxugue e lustre a prata.

Como limpar - Silvo

OBSERVAÇÕES: O Silvo é ideal para limpar superfícies lisas, sem muitos detalhes, e é vendido em qualquer supermercado, assim como o limpa grude.

Pasta Christofle

MODO DE LIMPAR PRATA COM PASTA CHRISTOFLE:

1. e 2. Com uma escova de dente macia, use a pasta Christofle para limpar a prata. Lave com bastante água e sabão neutro, certificando-se de que nenhum resíduo do sabão ou do produto utilizado sobrou.

3. Com a luva Christofle lustre e termine de limpar a prata.

Como limpar Christofle

OBSERVAÇÕES: A pasta Christofle é adequada para limpar os produtos Christofle. Não é encontrada no Brasil.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES GERAIS:

(i) As peças de prata de lei são as mais fáceis de limpar. No entanto, a maioria das peças em prata que é comercializada apresenta um percentual de outros metais em sua composição além do que seria aceitável para se classificar como prata de lei, tornando a limpeza mais complicada.

(ii) Os preparados para limpeza da prata, como a pasta Christofle, devem ser usados com muito cuidado porque contêm ácidos e outras substâncias que podem eventualmente desgastar o banho da prata.

(iii) Se pretender limpar joias em prata, lembre-se de que muitos joalheiros dizem que os produtos de limpeza são excessivamente abrasivos nesse caso.

(iv) Produtos de limpeza fortes e água sanitária irão danificar a prata de lei, em vez de limpá-la.

(v) Nunca colocar pratas em máquinas de lavar louça.

(vi) Usar hidratante nas mãos, após o uso de qualquer produto de limpeza.

(vii) Não é recomendável usar luva de plástico para limpar prata, pois o enxofre do plástico danifica a prata. A luva médica é recomendável.

(Conteúdo do texto: Márcia Primo Costa | Arte: Karen Hofstetter.)

Esperamos que tenham gostado e que as dicas sejam úteis para vocês de alguma forma. Qualquer dúvida, por favor, escrevam aqui. Teremos o maior prazer em ajudá-los. Na próxima oportunidade, falaremos sobre como guardar a prataria adequadamente em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários