COMO MANTER A HORTA EM CASA

Na semana passada, com a ajuda indispensável da Bothanica Paulista, das queridas Suzana e Luiza Ceridono, e de nossa chef do coração, Luiza Zaidan, falamos aqui sobre como montar uma horta em casa, em vasos, em latas e na forma de horta comunitária.

Hoje, a ideia é dar a vocês dicas básicas para manter essa horta sempre viva.

como manter uma horta em casa

Vamos lá?

1. Cultive sua horta à meia sombra, onde o sol bata apenas em alguns momentos do dia.

2. Procure molhar a horta sempre e à noite, principalmente durante as estações mais quentes do ano. No verão, recomenda-se molhar a horta 1 vez por dia e dar o acabamento com a casca que mostramos aqui, dessa forma, evita-se que a água evapore rápido.

3. Pare de molhar a horta assim que a água começar a sair pelo furo da parte de baixo do vaso ou da lata. Cuidado para não encharcar a horta. Isso faz com que as raízes das plantas apodreçam. Se a horta estiver murcha, molhe imediatamente. Folhas amarelas significam excesso de água. Mostramos aqui o vaso com o furo e como furar a lata, cuidados que favorecem o escoamento da água e mantêm a horta viva. Para evitar que a terra saia do vaso, adicione seixo, como mostramos aqui.

4. Adube a horta uma vez por mês.

5. Prefira retirar as folhas maiores para o consumo. As folhas menores ainda estão crescendo.

Além disso, é bom saber que alecrim, manjericão, hortelã e tomilho são mais fáceis de se manter que o tomatinho e a pimenta, então, não desanime se tiver mais dificuldade com algum dos últimos, ok?

Esperamos que tenham gostado. Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários