Qual a medida?

Preparar a casa com capricho e carinho, pensando em todos os detalhes, para deixar os convidados sempre à vontade tem uma recompensa que, para quem simplesmente ama receber como nós, é extremamente valiosa. Ela normalmente chega um pouco depois das visitas e se revela com pequenos gestos, sinais discretos a demonstrar que todos ali reunidos estão se sentindo verdadeiramente em casa. Quem compartilha nossa paixão sabe como é boa e gratificante essa sensação.

Mas receber – e fazê-lo bem – não precisa significar necessariamente uma geladeira recheada de sobras de comida e bebidas no dia seguinte. Efeito colateral muito comum quando se quer ter certeza de que não faltará em casa, não é mesmo?

Mas, então, como calcular as quantidades adequadas para cada item envolvido em um almoço ou jantar?

Esse é o tema do nosso Questions & Answers de hoje. Ele foi preparado com todo o carinho por nós, em parceria com a equipe incrível do Buffet Zest.

Nossas sugestões são adequadas para um almoço ou jantar para 6 a 10 adultos. Se estiver planejando uma festa ou um happy hour, por exemplo, ou algo para as crianças, há outras particularidades que precisam ser levadas em consideração e, portanto, não se aplicam integralmente as proporções de que trataremos hoje, ok? Falaremos sobre essas situações por aqui um pouco mais para frente.

questions and answers - qual a medida

1. BEBIDAS

Nós simplesmente adoramos receber nossos convidados com um drink de boas vindas. Algo gostoso para demonstrar a cada um que chega o quanto sua presença ali é especial. Nosso drink favorito é o shake de sorbet de limão com vodka e hortelã. Receita do Zest que, depois que provamos pela primeira vez, nunca mais deixamos de preparar ao receber para um almoço ou jantar em casa. A receita para o drink vocês encontram aqui e uma taça por convidado já basta.

Água, com e sem gás, são itens indispensáveis. Recomendamos que se calcule em média 500ml por convidado. Para refrigerantes e sucos, nossa recomendação é de 300ml aproximadamente por convidado.

Passando às bebidas alcoólicas. Para espumantes, que ficam uma delícia para brindar e ir saboreando enquanto se aguarda a chegada de todos, calculamos 1 garrafa para cada 2 convidados.

Para quem gosta de whisky, pode-se levar em consideração que 1 garrafa sirva em média de 8 a 10 convidados.

Para cerveja – que cai muito bem numa noite de jogos, de pizzas ou em uma hamburgada, por exemplo – calculam-se 3 garrafinhas de long neck por pessoa. Recomendamos a long neck para mitigar o desperdício que normalmente acontece quando a cerveja em latinhas é servida.

Para o vinho. Quando ele for servido para acompanhar o jantar, sugerimos uma garrafa para cada 4 convidados.

E não se esqueçam do gelo! Um saco de 5 kg costuma ser suficiente para uma champanheira que comporte 3 garrafas de espumante, alguns refrigerantes, sucos e cerveja. Mantenha, ainda, um saco de gelo adicional para fazer as reposições durante a ocasião e usar nas bebidas quando necessário.

2. APERITIVOS

Geralmente, o ideal é servir 2 opções quentes e 2 opções frias.

A quantidade por pessoa varia bastante dependendo do tipo de aperitivo. Pensando em canapés relativamente pequenos, como, por exemplo, a mini caprese, o camarão crocante com aioli e a barquinha de tapioca de que tanto gostamos – e que vocês podem aprender a fazer aqui, aqui e aqui – ou as incríveis opções do Zest in The Box – como a trufa de queijo chèvre e uva e outras delícias que vocês conferem aqui – a quantidade adequada é de 10 canapés, entre quentes e frios, por pessoa.

Caso vá servir algo um pouco maior ou mais pesado, como, por exemplo, uma bruschetta – como a de brie com mel e castanhas, a de tomate com manjericão ou de shitake com queijo brie, que vocês podem aprender a fazer aqui e aqui – pode-se reduzir a quantidade para 5 por pessoa.

3. PRATOS

Sempre procuramos ter mais de uma opção, para a hipótese de algum dos convidados não gostar ou não poder comer algo que está sendo servido. Acreditamos que é interessante ter sempre uma salada gostosa, uma massa e uma opção de carne ou peixe ou, ainda, uma ave e um acompanhamento. Não há como errar dessa forma.

Quem quiser opções de massa para preparar em casa, nós adoramos a com burrata e camarão e o spaghetti do fazendeiro – que certamente agradará também os vegetarianos – e que ensinamos a fazer aqui e aqui. Uma opção gostosa com peixe – e que cai muito bem agora na Páscoa – é Bacalhau à Braz – a receita está aqui, hummm.

Opções de salada, massa, carnes, peixes e aves para encomendar também não faltam no Zest in The Box, como, por exemplo, a salada de verdes com chèvre, nozes e figos secos, o picadinho de filet ao porto com alho poro ou o robalo ao vapor com molho champagne e aspargos, dentre muitas outras.

Sugerimos que se calcule aproximadamente, por pessoa: 100g de salada, 150g de massa e 150g de carne ou peixe ou ave. Para os acompanhamentos, 1kg normalmente serve 6 pessoas em média. Se for servir as comidas dispostas em um aparador ou em estilo buffet e a perspectiva de uma travessa vazia incomodar, calcule uma quantidade extra de 15 a 20% para cada item.

4. SOBREMESA

Também é importante ter alternativas de sobremesa. Nossa sugestão são pelo menos 2 opções. Também costumamos incluir um sorvete para acompanhar.

Uma torta, por exemplo, costuma servir de 6 a 10 pessoas. Para uma mousse, um sorvete ou um brigadeiro cremoso, pode-se calcular 1kg para 6 pessoas em média.

Para fazer em casa, vocês podem optar pela torta de nozes com ganache de chocolate, o tiramisú, o alfajor líquido, ou os brigadeiros de ovomaltine e de paçoca. As receitas estão, respectivamente, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

O Zest in The Box ainda oferece opções como a tradicional pecan pie ou a torta de limão siciliano e a mousse de chocolate belga amargo com coulis de frutas vermelhas e amêndoas.

E, para a hora do café, nada melhor que docinhos e petit fours. Você pode calcular aproximadamente 5 deles por pessoa.

Para terminar, lembramos que é você quem, melhor que ninguém, conhece seus convidados. Então, se, dentre eles, houver um grande apreciador de vinhos e cervejas, ou um fanático por chocolates, por exemplo, não deixe de calcular para este item especifico uma quantidade um pouco acima da média.

Da mesma forma, se o dia ou a noite estiver muito quente ou se um dos pratos a ser servido for muito salgado ou apimentado, tenha mais água e opções de bebidas refrescantes de reserva. Afinal, o bom senso também é uma ótima medida!

Esperamos que tenham gostado!

Deixe uma resposta

Comentários