QUESTIONS & ANSWERS: A HORA DE SERVIR O CAFÉ

A conversa está fluindo animada e, então, chega a hora do café.

Mas qual o melhor momento para servir a bebida? E, ainda, é preferível servi-la à mesa ou em outro lugar da casa? Em nosso Questions & Answers de hoje compartilharemos com vocês a nossa opinião sobre o assunto.

servir café

Jantares Formais

Em jantares formais, tradicionalmente, aguarda-se o término da sobremesa e, em seguida, os convidados são levados até outro ambiente onde o café é servido, acompanhado de petit fours, chocolates e outros doces variados, podendo, ainda, ser seguido de licores ou conhaque, conforme a preferência de cada um.

Isso não é à toa. A prática permite que os convidados, enquanto se deslocam de um lugar para outro, espaireçam, movimentem-se e recomponham-se. Afinal, após um jantar formal, que compreende pelo menos quatro pratos, presume-se que todos permaneceram sentados por algumas horas, sendo a mudança de ambiente muito bem vinda.

Agrupando-se em outro lugar, e especialmente quando se trata de grupos maiores, os convidados podem, ainda, ter a oportunidade de conversar com aqueles que se sentaram longe à mesa, favorecendo o entrosamento de todos.

No entanto, é claro, toda regra tem sua exceção, havendo certo consenso no sentido de que, mesmo em jantares formais, se a conversa à mesa está interessante, engajando todos os convidados – principalmente em eventos que reúnem menos pessoas – terminada a sobremesa, o café pode ser servido à mesa, para não interromper o assunto e “esfriar” o clima da noite.

Almoços Formais

Tratando-se de um almoço formal, o café costuma ser servido à mesa para tornar tudo mais rápido, uma vez que, normalmente, presume-se que as pessoas seguirão para o trabalho ou seus compromissos pessoais e não poderão dedicar àquela ocasião o mesmo tempo que dedicariam a um jantar.

Situações Informais

Se a situação é informal, o anfitrião pode ficar à vontade para servir o café à mesa ou levar os convidados até outro ambiente para servi-lo – sempre levando em consideração o tempo que todos poderão dedicar àquela ocasião, conforme se trate de um almoço ou jantar.

Além disso, como encontros informais com amigos e a família não demandam tanta preparação e coordenação como jantares formais, pode-se levar em consideração a preferência dos convidados por tomar o café acompanhando a sobremesa ou ao final dela, servindo uma segunda rodada da bebida quando todos tiverem terminado o prato.

Café Sem Ares de Despedida

É muito importante, contudo, evitar que a hora do café seja associada ao final do encontro, afastando os convidados.

Quando estamos em um encontro descontraído com os amigos e a família, uma boa estratégia para tanto é servir a sobremesa e cerca de quinze minutos depois servir o café, ali mesmo, na sala de jantar. A menos que se trate de um sorvete, a sobremesa permanece servida até o final do encontro para quem quiser repetir (ou tomar o café junto com ela) e são colocados sobre a mesa os tradicionais petit fours, chocolates e outros docinhos. Dessa forma, a conversa que desenrolou durante o almoço ou jantar não é interrompida e o café não adquire ares de despedida.

Para quem preferir esperar um pouco mais e servir o café da forma mais tradicional – após a sobremesa – a mudança de ambiente costuma funcionar muito bem e revigorar os ânimos. Afinal, é uma delícia se acomodar na varanda, na sala ou em outro lugar agradável da casa e voltar a conversar na companhia de um café fresquinho e docinhos deliciosos.

E por falar em docinhos deliciosos, ficam aqui algumas sugestões irresistíveis para acompanhar o café (para acessar as receitas, basta clicar nos links em rosa): Brownie com Cobertura de Nutella e Avelã by Misses Brownie; Mini Churros de Doce de Leite de Luiza Zaidan;  Brigadeiro de Ovomaltine e Brigadeiro de Paçoca do querido chef Wesley Moralles e a receita de família de um delicioso Pé de Moleque. Hummm!

Esperamos que tenham gostado e caso tenham alguma dúvida ou algum assunto que queiram que falemos por aqui, basta mandar um e-mail para [email protected] com a sua pergunta ou sugestão.

Um beijo grande!

Deixe uma resposta

Comentários