COMO ARRUMAR UM ROUPEIRO

Para manter o conforto em dia em nossa casa, é sempre bom uma certa organização e atenção aos itens de uso diário, como os de cama e banho. Uma boa arrumação facilita a reposição das peças, tanto as avulsas como os conjuntos, sempre passados e bem dobrados, e garante que nossas roupas estejam prontas também para quando recebermos visitas que passarão a noite em casa.

O post de hoje foi feito para ajudar àqueles que gostariam de manter o roupeiro um pouco mais organizado e garantir roupas limpas e conservadas para serem usadas como um abraço confortável. Para isso, procuramos a ajuda da Bespoke Life, a empresa especializada em life concierge e organização de Márcia Primo Costa (que já foi nossa entrevistada aqui), amiga muito querida, responsável pela organização dos armários da minha casa há 1 ano e meio.

Depois de passar o dia acompanhada pelas queridas Cris Faria, da Viver Organizer, e Fernanda Primo, irmã de Márcia, reunimos as informações para montar esse post e fizemos uma simulação de um roupeiro ideal, com os jogos de cama e banho produzidos com exclusividade e carinho, da loja que amamos Valencien.

Com a Valencien, inclusive, já aprendemos como montar o enxoval, um primeiro passo que compartilhamos aqui, com dicas maravilhosas sobre as peças certas para se ter em casa! Agora, é hora de acomodá-las, cuidando muito bem delas!

como arrumar um roupeiro

A primeira coisa que se deve pensar na hora de organizar o roupeiro é quais os itens que você usa mais. Esses itens devem estar em local de fácil acesso, já que serão repostos com mais frequência.

Começamos a organização de nossas peças de cima para baixo, acomodando primeiro os itens que usamos menos ou trocamos com menos frequência. Se seu enxoval estiver completo e ainda tiver peças a mais, ou aquelas especiais que podem ser guardadas separadas, um estoque ou roupas extras, o ideal é que fiquem em caixas organizadoras identificadas, na prateleira mais alta do roupeiro. Aqui, usamos as caixas de couro da Viver Organizer. Disponíveis em 4 tamanhos e nas cores cinza, marrom e marfim, esta última foi nossa eleita para dar leveza ao roupeiro.

caixas de couro Viver Organizer

caixas de couro Viver Organizer

Em seguida, logo abaixo, foram dispostos os itens de maior volume como os travesseiros, almofadas, cobertores, edredons e mantas, que são trocados com menos frequência do que os lençóis.

passo a passo como arrumar um roupeiro

Em nosso roupeiro, usamos: mantas e porta-travesseiros em tricot marrom claro; mantas 100% cashmere em três cores: creme, marrom e cinza; colcha branca de algodão egípcio 400 fios, com toque acetinado; as duas linhas de conjuntos de cama da nova coleção Valencien per Chris Hamoui, que já mostramos neste link aqui, todos itens by Valencien. Os bordados acompanhando as viras, além de valorizarem os lençóis, também nos ajudam a identificar os modelo quando eles estão dobradinhos no roupeiro.

A ideia, para realmente deixar o roupeiro organizado, é também separar as roupas de cama das de banho e acomodar, de cima para baixo, primeiro cama e depois banho, terminando com os tapetinhos (sim, os tapetes do banheiro ficam separados das toalhas de banho e de rosto).

passo a passo como organizar um roupeiro

Se sua casa tiver quartos de casal e solteiro, dê preferência para separar os conjuntos de casal dos de solteiro, acomodando primeiro os de casal e sem seguida, ou ao lado, se estiverem na mesma prateleira, os de solteiro.

Outra ideia interessante, é dividir os conjuntos por quartos e ter um lugar certo para cada quarto no roupeiro. Aí entra em ação as etiquetadoras, para facilitar ainda mais a vida e identificar as peças, grupos, tipos e quartos, conforme for necessário para cada casa e cada espaço disponível para armazenar as roupas de cama e banho. As etiquetas podem ser coladas nas prateleiras de duas formas: uma mais visível, logo de frente para quem for abrir o roupeiro e outra na superfície da prateleira, um pouco mais para dentro dela, ficando assim escondida pela roupa.

como organizar jogos de lencol

como organizar um ropeiro

Fomos orientadas a agrupar as toalhas de banho em uma mesma pilha. Ao lado, podemos colocar as de rosto, ou se preferirem, os conjuntos podem ser guardados na mesma pilha. Depende muito da rotina da casa. Se for de costume trocar as toalhas de rosto com mais frequência do que as de banho, o ideal é organizá-las separadamente. Aqui, a lógica de separar os conjuntos por quartos também pode funcionar.

Uma das vantagens que a Valencien nos proporciona, é que para todo conjunto bordado de cama, existe um conjunto de banho igual! Assim, além de uma casa e um roupeiro mais charmosos, podemos escolher modelos diferentes e completos para cada quarto. No post Tudo Combina, mostramos uma seleção de conjuntos de cama e banho com estilos mais romântico, onde podemos ver a harmonia delicada das peças do quarto e do banheiro.

Outro detalhe que amamos nas toalhas de banho da marca, são as pequenas bolinhas bordadas, os famosos Pimpolinos, feitos exclusivamente para ajudar na identificação da toalha e não confundir o seu uso. Tudo isso facilita e muito a nossa vida diária.

toalhas Valencien

toalhas de banho casal Valencien

passo a passo como organizar toalhas

passo a passo como organizar toalhas

As toalhinhas de mão, que usamos muito nos lavabos, podem ter um lugarzinho especial, como caixas-gavetas (sem tampas) que são práticas por armazenarem as peças separadamente e ainda podem ser puxadas para que todo o seu conteúdo possa ser visto, assim não esquecemos de nenhum modelo das toalhinhas que amamos. Aqui, usamos algumas bordadas, todas da marca Valencien.

caixas-gavetas

caixas-gavetas para toalhas

caixas organizadoras para toalhas e roupas de cama

Em nosso roupeiro, fotografado para exemplificar as dicas de hoje, guardamos itens de cama e banho para um casal e um quarto de hóspedes, seguindo as orientações da Bespoke.Life de começar de cima para baixo com as caixas organizadoras, reservando com cuidado o nosso estoque.

passo a passo de como organizar um ropeiro

Depois seguimos com os travesseiros e uma grande almofada. Em seguida, acomodamos colchas e edredons. Na prateleira debaixo, mantas e os conjuntos de lençol Valencien per Chris Hamoui.

Em seguida, as toalhas de banho e as de rosto ao lado, na mesma prateleira. Embaixo, mais uma dupla de toalhas de banho, separadas para as nossas visitas e a caixa-gaveta da Viver Organizer com as toalhinhas de mão Valencien para o lavabo.

Seguindo com mais uma prateleira, agora com roupas de cama também para o quarto de hóspedes. Por último, os tapetinhos de banheiro, que já ficam mesmo no chão, portanto, podem ocupar o último lugar no roupeiro.

Simples e funcional, como adoramos!

Esperamos que tenham gostado e que esse post seja bastante útil!

Contatos:

  • Valencien: Whastapp (11) 99100-1881 e/ou e-mail [email protected]
  • Bespoke Life[email protected]
  • Viver Organizer: (11) 98339-3687 e/ou [email protected]
  • Fernanda Primo: (11) 98595-4766 3/ou [email protected]

Beijos!

Deixe uma resposta

Comentários