VAMOS RECEBER ENTREVISTA: BELLA MASANO

Foi há mais ou menos dois anos atrás, numa viagem com amigos a Pernambuco, que conhecemos a querida Bella Masano, uma pessoa de riso fácil, que impressiona, desde o primeiro momento, pela simpatia e gentileza e que transmite aquela energia boa que faz com que pareça que você já a conhece há muito tempo.

Depois de animadas conversas, muitos ceviches e outras tantas taças de vinho branco e de espumante, descobrimos que Bella não somente sabia tudo sobre como transformar a casa num ambiente gostoso para receber – ela dava excelentes dicas a um casal de amigos que acabara de comprar um apartamento novo – como também era a talentosíssima chef à frente do Restaurante Amadeus, que já havíamos visitado algumas vezes e simplesmente considerávamos um dos melhores restaurantes de frutos do mar aqui em São Paulo.

Desde então, além de sempre ter um pretexto a mais para experimentar os saborosos pratos assinados por ela no Amadeus, não deixamos de acompanhar de perto a carreira de Bella.

É por isso que ficamos extremamente orgulhosas quando Bella foi escolhida chef do ano pelos leitores da Revista Veja, e, mais felizes ainda, ao saber que, no mesmo mês em que obteve tamanho (e mais que merecido) reconhecimento, ela aceitou nosso convite para ser a entrevistada da terceira edição do Vamos Receber Entrevista.

Bella, obrigada por todo o seu carinho e atenção com o Vamos Receber. Você tem toda a nossa admiração, como chef e como anfitriã!

Vamos à entrevista?

entrevista-bella masano

Vamos Receber: Um segredo para não errar na hora de preparar frutos do mar.

Bella Masano: Selecionar ingredientes frescos e respeitar o tempo de cocção de cada produto.  Os frutos do mar, em sua maioria, cozinham rapidamente.

Vamos Receber: A melhor bebida para acompanhar frutos do mar é?

Bella Masano: Gosto muito de champagne e vinho branco.

Vamos Receber: O maior desafio na carreira de uma chef.

Bella Masano: Conciliar trabalho, amigos e família.  Normalmente, quem trabalha com comida gosta de comer e de se reunir ao redor da mesa.  No entanto, trabalhamos exatamente no horário do almoço e do jantar…

Vamos Receber: Sabemos que o Amadeus nasceu há mais de vinte anos por influência de amigos de seus pais, que adoravam ser recebidos em sua casa. Uma característica do bem receber em casa que vocês procuraram trazer para o restaurante.

Bella Masano: Até hoje tentamos receber cada cliente como se fosse um amigo nosso (e, com isso, muitos realmente se tornam!).  Sabemos que cuidar de cada detalhe, desde o primeiro sorriso lá na porta, é imprescindível para que as pessoas se sintam bem acolhidas.

Vamos Receber: Um prato que qualquer pessoa deveria saber preparar em casa.

Bella Masano: Recomendaria dois: uma bela salada e uma massa.  São pratos fáceis e rápidos, para usar o que tiver na geladeira e não passar aperto se alguém fizer uma surpresa e tocar a campainha.

Vamos Receber: Como surgiu a ideia de ter o próprio cultivo de ostras, mariscos e vieiras?

Bella Masano: Diria que é um desdobramento da nossa busca contínua por produtos de qualidade excepcional.

No final da década de 80, meu pai leu uma matéria que falava de um projeto de cultivo de ostras que a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC estava desenvolvendo em Florianópolis.  Depois disso, ele não teve dúvidas, nos levou passar férias lá e foi atrás dos responsáveis.  Começou a se envolver com o tema e, alguns anos depois, conseguiu o lugar ideal para montar um cultivo exclusivo para o restaurante.

Vamos Receber: Se pudesse convidar qualquer pessoa – conhecida ou não – para jantar, quem seria? O que você serviria para ele(a)?

Bella Masano: A família e os amigos queridos, sempre!  O menu varia de acordo com o lugar e a estação. Mas como gosto de manter o clima bem informal, costumo caprichar nos aperitivos e entradinhas.  Nesse dia não seria diferente.

Vamos Receber: O que não pode faltar em sua casa quando você recebe?

Bella Masano: Flores!  São indispensáveis para alegrar a casa.  Quando vou receber alguém, adoro montar arranjos especiais.

Mantenho também jardineiras com ervas e temperos na varanda de casa.  Além de deixarem o espaço mais agradável, garantem temperos fresquinhos a qualquer hora.

Vamos Receber: Um almoço ou jantar inesquecível que você preparou para receber e por quê.

Bella Masano: O piquenique de aniversário do meu pai.

O piquenique seria parte do programa de uma viagem em família.  No entanto, a notícia foi se espalhando entre os amigos e aquilo que seria apenas uma brincadeira acabou se transformando numa festa para quase 100 pessoas.

Apesar do número elevado de convidados e do fato de estarmos longe de casa,
conseguimos montar uma festa que fazia jus à data sem nos distanciar do conceito original. “Kit Piquenique” distribuído na chegada, toalhas xadrez, cestas de palha, mesas de madeira no jardim, flores do campo … até mesmo os sucos naturais distribuídos em mini garrafinhas numa tina de madeira ajudaram a compor a ambientação do espaço.

Com pequenos detalhes, conseguimos recriar o clima e a alegria dos nossos deliciosos piqueniques da infância.

Vamos Receber: Uma regra que realmente vale a pena seguir ao receber em casa.

Bella Masano: “Dar as boas vindas” aos convidados com algo para brindar e alguns aperitivos, mesmo que seja uma recepção informal.

Em casa, costumo receber com Champagne e/ou vinho branco, águas, água de coco e/ou suco natural.   E acho interessante preparar alguns drinks também!

Costumo variar a escolha das bebidas em função dos convidados e do espírito da reunião. Mas sempre vale incluir ao menos uma opção de bebida não alcoólica entre os welcome drinks.

Quanto aos aperitivos, gosto de deixar uma mesa montada com várias opções.  É mais prático para quem recebe (especialmente se não houver ajuda de ninguém no dia) e os convidados também costumam ficar mais a vontade.

Esperamos que tenham gostado da nossa entrevista deste mês.

Queremos saber quem gostariam de conhecer um pouco melhor neste espaço e, caso tenham sugestões de perguntas, fiquem à vontade para encaminhá-las!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários