VAMOS RECEBER ENTREVISTA: LUCILA ZAHRAN TURQUETO  

Lucila Zahran Turqueto é uma daquelas pessoas com um olhar naturalmente treinado para o que é belo e tudo mais a esbanjar bossa e charme. Idealizadora do Casa de Valentina, Lucila conseguiu reunir no mesmo espaço inspiração, e-commerce e um catálogo dos melhores profissionais nas áreas de arquitetura, paisagismo e decoração de interiores.

Sempre fomos grandes fãs do seu trabalho e ficamos extremamente felizes quando ela pronta e gentilmente aceitou nosso convite para o Vamos Receber Entrevista para compartilhar conosco um pouco de sua experiência como anfitriã.

Pelas respostas a seguir, dá para ter certeza de que ela entende – e muito – do assunto!

Lucila, querida, mais uma vez, muito obrigada. Como já dissemos, é um grande prazer e uma honra tê-la conosco.

Vamos à entrevista?

entrevista-lucila turqueto

Vamos Receber: Para você, o que é uma casa funcional quando o assunto é receber bem?

Lucila Zahran Turqueto: Quando o assunto é receber bem, acho que o primordial é o anfitrião fazer com que os convidados se sintam à vontade. O resto vem de maneira natural. Mas claro que alguns truques podem facilitar MUITO a vida do anfitrião, fazendo com que ele tenha mais tempo para se dedicar aos convidados. Aqui vão algumas ideias:

– Ter espaço de sobra para acomodar todos os itens necessários para um super aperitivo ou jantar. Ter tudo à mão e de maneira organizada facilita muito a vida de quem está recebendo, por isso, acho que um buffet grande ou uma cristaleira com muito espaço são itens essenciais.

– Um facilitador e tanto é ter uma iluminação programada para diferentes ocasiões. Por exemplo, no meu dia a dia uso uma iluminação bem suave em casa, quando chego do trabalho e durante o jantar, acho que ela faz toda a diferença no ambiente.

– Ter a quem pedir socorro quando estamos sem tempo também ajuda muito. Tenho sempre no celular o contato de uma floricultura que entrega flores de corte e duas alternativas deliciosas de buffet que também fazem entrega de pratos deliciosos que nos salvam de qualquer imprevisto. Minha vida como anfitriã passou a ser muito mais ativa quando descobri uma rotisserie deliciosa ao lado no escritório. Passo lá e vou direto para casa organizar os jantares!

Vamos Receber: Algumas dicas para montar uma bela mesa.

Lucila Zahran Turqueto: Sou fã incondicional de mesas super tradicionais. Gosto da simbologia na disposição dos convidados, do cuidado que exige a escolha e a preparação dos arranjos e do uso dos serviços completos. Na verdade a minha dica é quase um desafio: o equilíbrio entre montar uma mesa tradicional e receber de uma maneira bastante informal e acolhedora, sempre com um astral gostoso, um bom papo e um bom vinho. Deixar o convidado à vontade deve ser sempre o intuito principal.

Vamos Receber: Qual seria sua marca como anfitriã?

Lucila Zahran Turqueto: Gosto de recepções temáticas, pode ser um cardápio específico ou uma decoração especial. Acho que a ideia do tema já faz com que o convidado chegue com uma expectativa diferente na casa. Lembro até hoje de um almoço marroquino que preparei em casa. O cardápio estava delicioso e todas as louças usadas eram de lá. Foi divertidíssimo e lindo. Eu, inclusive, estava vestida a caráter, rsrsrsrs!

Vamos Receber: Sua playlist favorita para receber.

Lucila Zahran Turqueto: Confesso que esse não é muito o meu forte, mas estou me divertindo bastante com o Spotify ultimamente e, como lá existem listas prontas muito bacanas, acabo sempre recorrendo a essa alternativa. Há pouco tempo, recebi dois casais de amigos em casa e ficamos só com as playlists prontas, recebi até elogios!

Vamos Receber: Um almoço ou jantar inesquecível que tenha oferecido ou a que tenha ido e por que.

Lucila Zahran Turqueto: Foi um jantar a dois, no Ciragan de Istambul – e também foi um jantar temático! Meu marido e eu estávamos na varanda de um palácio de frente para o Bósforo e, no cardápio, somente comidas otomanas. Lembro com nostalgia da decoração da mesa e dos sabores dos pratos.

Vamos Receber: Uma tendência de decoração e como ela pode ser aplicada à mesa posta.

Lucila Zahran Turqueto: Acho que a palavra de ordem é personalização, e isso vale para tudo: moda, decoração e, inclusive, recepções. Gosto muito da ideia de brincar com nomes ou com alguma característica marcante do convidado no placement, na cadeira ou até mesmo no cardápio.

Vamos Receber: Em sua opinião, qual a lembrança ideal para se levar para um anfitrião?

Lucila Zahran Turqueto: Espontaneidade. Para mim um bom anfitrião é, acima de tudo, aquele que sabe deixar o convidado à vontade.

Vamos Receber: Como montar um belo lavabo?

Lucila Zahran Turqueto: Gosto muito de surpreender os convidados com a decoração do lavabo. É lá, sozinho e sem pressa, que o convidado pode observar os detalhes da decoração. Por isso, acho muito simpático caprichar, com um quadro bacana, diversos acessórios lindos, como bandejas de prata para perfumes e sabonetes e toalhinhas de linho com monograma dos anfitriões.

Vamos Receber: Três cuidados para receber bem visitas para dormir.

Lucila Zahran Turqueto: Como morei com meus pais bastante tempo em Cuiabá, com frequência recebemos em casa amigos de lá. Além dos cuidados tradicionais para deixar o quarto e o banheiro de hóspedes preparados com todos os acessórios e utensílios de uso diário, acho bastante simpático preparar uma comida da região de origem do convidado. No caso, quando recebo alguma amiga Cuiabá, acrescento bolo de arroz ao café da manhã. É uma maneira de dizer: pensei em você, quero que aqui você se sinta em casa.

Esperamos que tenham gostado. Nós adoramos e faremos questão de incorporar várias dicas preciosas de hoje ao receber.

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários