Vamos Receber Entrevista: Lais Aguiar

Com o seu olhar apurado e decisões de uma das melhores decoradoras de São Paulo, a querida Lais Aguiar consegue criar ambientes especiais, autênticos e muito aconchegantes.

O talento de Lais para a decoração e o manejo com as sutilezas de um evento fora do comum vem de berço. Neta de Rubens Aguiar, da Rubens Decorações, empresa na qual desenvolve diversos projetos, Lais manifesta todo seu amor pelos detalhes que envolvem as decorações também ao receber amigos em casa. Para nos inspirar, compartilhamos hoje um papo cheio de informações e dicas para outros anfitriões, que nos acompanham por aqui!

entrevista lais aguiar

Vamos Receber: Sua trajetória como anfitriã confunde-se com a de decoradora? Como começou a receber em casa?

Lais Aguiar: Com certeza! Primeiro, porque o que eu mais amo fazer na vida são produções, compor ambientes aconchegantes, alegres e gostosos de ficar. Acabo trazendo tudo isso para minha casa, justamente, porque é minha terapia e um prazer! Desde que me casei, há seis anos, eu adoro receber em casa e, mesmo sendo um jantar para poucas pessoas, ou até mesmo somente eu e meu marido no dia a dia, sempre gosto daquele clima de casa com velas, flores, sempre tomando cuidado para não ter “cara” de evento over. Gosto que na minha casa tudo tenha um ar bem low profile e tranquilo.

Vamos Receber: Lembra do primeiro evento que produziu em casa? Quais foram as dificuldades que enfrentou?

Lais Aguiar: Minha dificuldade nunca foi criar o ambiente, pois eu sempre amei arrumar a mesa, escolher a louça, toalha, flores, etc., mas sim com a alimentação. Tinha dúvida do que servir e da quantidade adequada. Acho muito feio você chegar num pequeno evento e perceber excessos, sabe? Excesso de produção, de comida, sobremesas, porque soa mega produção, o que não acho bacana e elegante.

Vamos Receber: Suas decorações têm uma identidade marcante, principalmente pelo uso de muitas flores e folhagens de forma leve e desconstruída. Quais suas flores favoritas e porque?

Lais Aguiar: Realmente eu amo arranjos desestruturados e feitos com arte. Por isso, posso dizer que amo folhagens em geral que proporcionam esse caimento e leveza, como heras, milindros, amaranthus e muricella. Quanto às flores adoro tulipas, orquídeas exóticas, dálias, flores tropicais como alpinas, e tenho como um clássico as camélias, tão frágeis e tão lindas!

Vamos Receber: Gosta de usar objetos de decoração ou utensílios de forma inusitada? Poderia nos dar um exemplo?

Lais Aguiar: Sim! Amo improvisar em casa e sempre pego potiches antigos e os transformo em bowls de flores homemade, ou garrafas de vinho que viram candelabros, por exemplo.

Vamos Receber: Quais os acessórios de mesa que um bom anfitrião deve ter sempre por perto?

Lais Aguiar: Com certeza um jogo de talheres atemporal, daqueles que você ganha de casamento e duram uma vida! Uma louça bacana também é essencial, já que os demais itens conseguimos criar e improvisar, não é?

Vamos Receber: A decoração de uma mesa ao ar livre é diferente de uma mesa em um local fechado?

Lais Aguiar: Com certeza! Acho que ao ar livre podemos brincar ainda mais com cores, texturas e estampas. Podemos fazer um ambiente com um toque mais rústico sem perder a sofisticação.

Vamos Receber: O que não pode faltar na hora de receber?

Lais Aguiar: Uma boa iluminação. No caso de um jantar, acredito num clima mais cosy, com luz indireta, abajours e velas. Nada de luz branca e forte.

Vamos Receber: Quais são os principais cuidados que as pessoas devem ter ao misturar flores e frutas na decoração?

Lais Aguiar: Acho essa combinação linda,  porém delicada. Precisa ter uma lógica conceitual por trás, e mesmo assim, não aconselho misturar vários tipos de frutas, apenas uma ou duas no máximo que conversem entre si.

Vamos Receber: Qual seu ponto de vista sobre regras de etiqueta? Existe alguma que você segue ou outra que simplesmente resolveu ignorar?

Lais Aguiar: Acredito que a etiqueta é importante na hora de montar uma mesa de forma correta ou de servir um vinho na taça mais adequada. Porém, acredito muito no nosso instinto, acho que podemos criar elementos sempre diferentes e inovadores, com nossa “cara”, que não precisam seguir padrões, nem regras.

Vamos Receber: Receber bem para você é…

Lais Aguiar: Fazer uma produção sempre pensando nos mínimos detalhes (sim, as pessoas observam!), mas ser pretensioso, de modo que os convidados se sintam em casa e não tenham receio de relaxar, curtir, para que queiram voltar sempre!

Sou fã de carteirinha de Lais. Consigo identificar uma produção dela à distância, de tão marcantes e únicas que são. Se eu fosse casar hoje, escolheria ela para fazer meu casamento, sem dúvidas!

Esperamos que tenham gostado!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *