3, 2, 1…FELIZ NATAL!

Definitivamente entramos em clima de Natal. E como é uma delícia planejar essa noite tão maravilhosa do ano, sempre repleta de pessoas queridas, às vezes muito próximas, às vezes distantes, mas que sempre ocupam um lugar muito especial em nosso coração.

_MG_5651

Para inspirá-los a fazer o mesmo, hoje compartilharemos com vocês uma mesa que despertou em nós aquele mesmo encanto de criança diante do Natal! Brilho nos olhos, sorrisos imensos, admiração e muita, muita alegria.

Uma mesa em tons de branco, verde e dourado para servir em estilo buffet, repleta de gostosuras – das mais tradicionais às mais criativas e inusitadas – preparadas pelo querido chef Juliano Cordeiro do Buffet Zest, na qual cada prato foi disposto sobre as mais lindas e delicadas porcelanas feitas à mão by Rosa dos Ventos, tudo em torno de arranjos típicos que só poderiam mesmo ter sido preparados pelo querido e talentosíssimo Marcinho Leme, da Milplantas.

_MG_5657

Somos apaixonadas pelo verde oliva, uma cor agradável aos olhos, que traz tranquilidade e calma ao espírito. Perfeita para o Natal, não é mesmo? Por isso, escolhemos peças em porcelana neste tom para nossa mesa de Natal, variando apenas o formato. Tudo feito à mão, com a qualidade e o acabamento impecáveis que são marca registrada da Rosa dos Ventos.

Visitamos recentemente o ateliê que fica atrás da loja e como ficamos impressionadas com a habilidade e cuidado com que as mãos dos artesãos moldam cada peça em porcelana, que depois de queimada, mergulha em mil pigmentos para adquirir as mais variadas cores.

E, como são produzidas ali mesmo, no ateliê, as porcelanas da Rosa dos Ventos podem ser produzidas na quantidade e cor que você quiser (eles têm uma paleta bem variada para se escolher). Vale muito a pena conhecer.

_MG_5527

Os eleitos by Rosa dos Ventos para a nossa mesa de Natal foram pratos da linha Hibisco, Richelieu e Repicado. Tigelas da linha Repolhuda – uma paixão à parte – e Italiana. Travessas da Linha Decorada, Clássica e Folhagem e, para completar, taças, molheiras e porta aperitivo da linha Italiana e Babado.

Tudo absolutamente perfeito para a disposição das comidas do cardápio de Natal idealizado pelo talentoso e criativo chef Juliano Cordeiro, do Buffet Zest.

A versão Zest in The Box deste ano vem recheada de pratos deliciosos e com uma apresentação de encher os olhos, com destaque para terrine de roquefort com pêras ao vinho e amêndoas laminadas; salada  de abobrinhas marinadas com menta, queijo Fetta, aspargos grelhados & radicchio; salada de bacalhau no azeite extra virgem com ervas, lentilhas, tomatinhos cereja defumados, azeitonas pretas & amêndoas torradas; focaccia; tradicional torta folhada de bacalhau & alho poró crocante  (um clássico Natalino by Buffet Zest); medalhões de filet com crosta de Roquefort e nozes ao ragout de cogumelos; gratin de batata baroa com Ementhal, cebolas carameladas  e bacon; e os saborosíssimos peru ao forno recheado com ervas ao molho de Porto e figos secos e tender com glaze de mostarda e especiarias, must have em qualquer Ceia de Natal mais tradicional. Para acompanhar, a sugestão é a farofa riquíssima de Natal, uma delícia!

Ceia de NatalGratin de Batata baroa com Ementhal, Cebolas Carameladas e Bacon.

_MG_5549Salada  de Abobrinhas Marinadas com Menta, Queijo Fetta, Aspargos Grelhados & Radicchio.

_MG_5531Focaccia.

Ceia de NatalTender com Glaze de Mostarda e Especiarias.

_MG_5558

_MG_5550Salada de Bacalhau no Azeite Extra Virgem com Ervas, Lentilhas, Tomatinhos Cereja Defumados, Azeitonas Pretas & Amêndoas Torradas.

_MG_5539Terrine de Roquefort com Pêras ao Vinho e Amêndoas Laminadas.

_MG_5542

 

_MG_5579Farofa Riquíssima.

_MG_5591

_MG_5573Tradicional Torta Folhada de Bacalhau & Alho Poró Crocante.

_MG_5593

_MG_5563

_MG_5605

_MG_5622Peru ao Forno Recheado com Ervas ao Molho de Porto e Figos Secos.

_MG_5695

_MG_5598Medalhões de Filet com Crosta de Roquefort e Nozes ao Ragout de Cogumelos.

_MG_5625Cerejas na Repolhuda da Rosa dos Ventos.

Para a sobremesa, não poderiam faltar a torta de nozes Pecan; torta de maçã com frutas secas e o imperdível (repetimos, imperdível) pudim de Ovomaltine, que, quase que como uma covardia, vem acompanhado de farofa crocante de Ovomaltine caramelado.

_MG_5629Torta de Maçã com Frutas Secas.

_MG_5630Pudim de Ovomaltine, com farofa crocante de Ovomaltine caramelado.

_MG_5643Torta de nozes Pecan.

Quem quiser conferir o cardápio completo de Natal do Zest in The Box, basta clicar aqui. Mas já vamos alertar, o risco de água na boca pós leitura é praticamente certo. Ideal para uma ceia gourmet em casa!

Para completar nossa mesa, não poderiam faltar flores e folhagens típicas. Desta vez, Marcinho Leme, da Milplantas, criou belíssimos arranjos levando tuias, azevinho (a tradicional folhagem de Natal), bico de papagaio branco, amaranthus, orquídeas e semente de fenix. Tudo foi disposto sobre vasos dourados trabalhados também à venda na Milplantas (e como fica linda a mistura do dourado com o verde oliva da porcelana, não é?).

_MG_5667

_MG_5658

_MG_5670

_MG_5662

_MG_5683

E, procurando criar essa atmosfera meio que mágica que cerca a noite mais feliz do ano, recorremos a quem entende como poucos dessa deliciosa arte de fazer sonhos se tornarem realidade: a Ricardo Dias Produção de Eventos.  Sabendo o quanto amamos luzinhas de Natal, eles cobriram com elas todas as paredes ao redor de nossa mesa – o que fazem muito também em festas e casamentos, com um efeito absolutamente magnífico, de emocionar qualquer um que, assim como nós, adore o Natal.

Além das luzinhas a Ricardo Dias Produção de Eventos também realiza todo tipo de projeto de iluminação profissional, projeção, som e DJs, seja para um encontro petit comite, seja para uma grande festa.

_MG_5689Arranjos e Vasos Dourados: Milplantas | Toda porcelana sobre a mesa: Rosa dos Ventos |  Buffet: Zest Cozinha Criativa (Cardápio de Natal by Zest in The Box) | Luzinhas de Natal: Ricardo Dias Produção de Eventos | Toalha de linho: Mesalinho.

Agora é só começar a contagem regressiva para os abraços carinhosos e os votos de Feliz Natal!

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo.

Deixe uma resposta

Comentários

  • Adorei a idéia dos pratos. Vcs poderiam disponibilizar algumas receitas? Há seguidores que não moram em São Paulo. Moro em Brasília e gostaria de poder executar algumas dessas opções. Sei que o post tem a finalidade de oferecer um serviço, mas pra quem não tem como usufruir talvez seja interessante para o buffet parceiro e para o blog.
    Agradeço antecipadamente.