Confraria Portuguesa

É chegada aquela data mais do que especial, que acontece uma vez por mês há 16 anos, na qual reunimos amigos em uma celebração à vida e aos seus encontros maravilhosos!

Somos dez casais partilhando os mesmos prazeres por conversas longas, novos sabores e vinhos. Nossas reuniões e jantares são como um confraria de apaixonados por bons momentos em boa companhia, a BBria, como já contamos nos posts Um Bride à Amizade; Taste & Feel; e Um Jardim Sensorial.

Para uma noite dessas que aconteceu na semana passada, montamos duas mesas: uma na sala de jantar e outra na área externa, perto do jardim. O menu ficou por conta da Vila de Sintra com pratos portugueses feitos com toques contemporâneos e degustação de vinhos de regiões portuguesas como Douro e Alentejo.

jantar na varanda

Para servir os convidados e ambientar nossa confraria, escolhemos a elegância da Coleção Petrópolis Amarela, que traz alegria em cores e nas formas da flora e da fauna brasileira, representadas em desenhos feitos à mão pela artista Tania Bulhões.

Coleção Petrópolis Tania Bulhões

Sobre uma toalha branca de renda renascença, dispomos pratos rasos, pratos de pão e sousplats da Coleção Petrópolis Amarela.

mesa posta com Coleção Petrópolis Tania Bulhões

Os pratos de pão têm um formato quadrado muito elegante e podem ser usados também em mesas de chá, para servir sobremesas delicadas ou compor outros cantinhos de forma criativa como porta-cartões de visita em um escritório.

mesa posta de jantar Coleção Petrópolis Tania Bulhões

Bowls da Coleção Petrópolis Amarela abrigaram orquídeas plantadas em tons variados de rosa, laranja e amarelo.

flores

mesa posta com Coleção Petrópolis Tania Bulhões

flores em bowls

Para compor a mesa,talheresmarcadores de lugar e descansos de talher em prata e guardanapos em linho amarelo.

marcadores de lugar em prata em mesa de jantar

mesa posta para jantar português

Taças em cristal transparente e verde oliva completaram a mesa.

taças de cristal tania bulhões

Na mesa da nossa sala de jantar,  substituímos a toalha branca por jogos americanos rendados amarelos, e o sousplat da Coleção Petrópolis por sousplats em prata

mesa de jantar elegante

Para florir o centro da mesa, Marcinho Leme da Milplantas montou um arranjo com orquídeas variadas e tulipas laranjas em espuma floral e base de folhagem de oliveiras, acomodado numa floreira em prata também da Tania Bulhões.

arranjo floral em vaso de prata

As taças, talheres, marcadores de lugar e descansos de talher foram os mesmos que usamos na mesa da área externa.

marcador de lugar

Para nosso jantar português, encomendados os pratos com o Vila de Sintra Gastronomia, especializados em culinária portuguesa em receitas tradicionais de família e algumas releituras contemporâneas. Eles elaboram menus exclusivos ou pratos independentes que podem compor ocasiões especiais ou mesmo refeições do dia a dia. Também oferecem harmonização com vinhos, o que para a BBria seria perfeito! Estamos apaixonadas pelo sabor e cuidado em cada detalhe de seus pratos. Com eles desenvolvemos um menu para o Dia das Mães que foi um sucesso, como mostramos no post O Melhor da Gastronomia Portuguesa em Casa.

Para a entrada, servimos a deliciosa Salada de Polvo em bowls da Coleção Petrópolis.

Salada de Polvo Vila de Sintra para jantar português

Uma das opções de prato principal foi o tradicional e delicioso Bacalhau Gomes de Sá.

Bacalhau Gomes de Sá Vila de Sintra para jantar português

O segundo prato principal foi um dos melhores arroz de pato que já comemos na vida. Preparação e sabor impecáveis.

Arroz de Pato Vila de Sintra para jantar português

Para a sobremesa, uma deliciosa Marinela Portuguesa.

Marinela Portuguesa

Como lembrancinha do evento, cada convidado ganhou um mini azeite português feito pelo Vila de Sintra, envolvidos com carinho em uma folhinha de oliveira, dentro de um saquinho lindo.

azeite Vila de Sintra

Louça e todos os acessórios da mesa: Tania Bulhões | Arranjos: Milplantas | Buffet, degustação de vinhos e lembranças: Vila de Sintra | Toalha: Mercado Modelo de Salvador.

Para quem quiser conhecer mais sobre o Vila de Sintra, indicamos uma visita ao seu perfil no nosso Guia de Fornecedores (aqui). Lá, contamos mais detalhes sobre seus serviços, sua equipe que é completa e passamos todos os contatos. Quem mora em São Paulo, é possível fazer a encomenda independente da quantidade de pessoas com a antecedência mínima de 24 horas. Já adiantamos que o atendimento pode ser feito pelo telefone (11) 94552-5622 e a experiência vale muito a pena!

E assim foi mais uma noite inesquecível entre os amigos da BBria e que elas sejam sempre muito bem vividas!

Esperamos que tenham gostado das inspirações compartilhadas por aqui!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *