ACÁCIA MIMOSA

Para um chá de bebê muito especial que mostramos a vocês no início desta semana, Marcinho Leme, da Milplantas, caprichou nos arranjos, criando um verdadeiro sonho em candy colors. Dentre as flores usadas, houve uma que chamou particularmente a nossa atenção: a Acácia Mimosa, nossa flor desta semana.

FlorDaSemana39

Para falar sobre o assunto, ninguém melhor que o querido Sergio Oyama Junior, do magnífico Orquídeas no Apê, leitura obrigatória para quem, assim como nós, ama flores e, sobretudo, orquídeas!

A Acácia Mimosa é uma árvore ornamental que, surpreendentemente, pertence à família das leguminosas (Fabaceae ou Leguminosae), conhecida por compreender plantas que produzem a popularmente chamada “vagem”, tais como o feijão, a soja e a ervilha, que são as leguminosas mais comuns, e também os insuspeitos flamboyant, jacarandá e cerejeira.

Acacia podalyriifolia é o nome científico da Acácia Mimosa, árvore de pequeno porte nativa da Austrália e conhecida por suas folhas em um tom verde acinzentado, quase prateado, e por seus densos cachos de flores amarelas. Quando polinizadas, estas flores transformam-se em frutos de coloração marrom, na forma de longas vagens penduradas nos ramos das árvores.

Sua baixa estatura, entre 5 e 6 metros, torna a Acácia Mimosa bastante popular no paisagismo de áreas urbanas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, sua belíssima inflorescência amarela é frequentemente utilizada na composição de arranjos florais, como os de nossa mesa desta semana.

A Acácia Mimosa é uma árvore de crescimento rápido que, no entanto, vive apenas cerca de 15 anos.

Ela aprecia climas mais amenos, sol pleno e floresce predominantemente durante os meses do inverno. Excelente para florir a casa agora, não é mesmo?

Esperamos que tenham gostado!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê, blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *