BICO DE PAPAGAIO: PORQUE O NATAL JÁ CHEGOU POR AQUI

Se nesta semana o Natal já chegou aqui no Vamos Receber, nosso quadro de hoje não poderia ser sobre flor outra flor que não o tradicional Bico de Papagaio, tão belo e tão típico nesta época.

E convidamos nosso querido amigo e talentoso colunista, Sergio Oyama Junior, do incrível Orquídeas no Apê,  a entrar no clima, trazendo para nosso quadro desta semana um pouquinho do seu vasto conhecimento.

Obrigada, Sergio, por mais uma vez estar ao nosso lado e, semana após semana, nos ajudar a construir nosso Dicionário de Flores, uma parte desta nossa casa de que tanto nos orgulhamos! Ah, e quem não  o conhece, basta clicar aqui. É possível pesquisar as mais variadas flores por cor e nome!

Bico de Papagaio - FlorDaSemana45

O Bico de Papagaio, também conhecido como Poinsétia, é outro belo representante da família Euphorbiaceae, na qual estão incluídos a Jatrofa, flor da semana passada, e o Cróton, dentre outros. O nome científico do Bico de Papagaio é justamente Euphorbia pulcherrima, que em latim significa ‘a mais bela das eufórbias’.

De fato, o tom intenso de vermelho torna o Bico de Papagaio uma planta de beleza singular. No entanto, o que parecem ser pétalas de uma flor estrelada são, na verdade, folhas modificadas, tecnicamente denominadas brácteas. As flores, de fato, são pequenas e discretas, no centro do bouquet escarlate. Existem outras variedades de Bico de Papagaio, cujas brácteas são brancas ou rosadas, como as que usamos em nossa mesa desta semana, que vocês podem conferir clicando aqui.

Planta nativa da América Central, mais especificamente de algumas localidades do México, o Bico de Papagaio já era utilizado pelos astecas para a produção de tintas com finalidade cosmética ou para colorir tecidos. Sua seiva também entrava na composição de medicamentos para combater a febre. É importante salientar, no entanto, que a seiva desta planta tem características tóxicas, assim como ocorre com a maioria das plantas da família Euphorbiaceae.

Por florescer durante o inverno do Hemisfério Norte, o Bico de Papagaio é historicamente associado à decoração natalina, sendo também chamada de Flor do Natal ou Estrela do Natal.

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo.

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta