EPIDENDRUM: A ORQUÍDEA ESTRELA

Nesta semana, bateu uma saudade de falar sobre orquídeas por aqui. Essas flores maravilhosamente complexas e delicadas a alegrar nossas mesas e nossos cantinhos favoritos da casa!

É por isso que, valendo-nos dos sempre indispensáveis ensinamentos do querido Sergio Oyama Junior, o talentoso expert à frente do Orquídeas no Apê, elegemos um belíssimo exemplar para nosso quadro de hoje: a Orquídea Epidendrum.

FlorDaSemana_0411

O Epidendrum é um gênero da família Orchidaceae, no qual estão incluídas mais de mil espécies. Por esta razão, é frequentemente chamado de mega gênero. O termo Epidendrum deriva das palavras gregas epi, que significa “sobre” e dendron, cuja tradução é “árvore”. Ainda assim, nem todas as espécies deste gênero vivem exclusivamente sobre as árvores, podendo haver plantas de hábito terrestre.

Orquídea exclusiva do continente americano, ocorrendo predominantemente nas Américas Central e do Sul, o Epidendrum também é chamado de Orquídea Estrela ou Orquídea Crucifixo, devido ao formato peculiar de suas flores.

As orquídeas Epidendrum que encontramos comumente no mercado são híbridos selecionados a partir do cruzamento de várias espécies. Geralmente, são plantas de grande porte, podendo ultrapassar os dois metros de altura, com longas hastes portando delicadas inflorescências em forma de bouquet em suas extremidades. Recentemente, vêm sendo desenvolvidas variedades em miniatura, perfeitas para o cultivo indoor, em pequenos espaços, como apartamentos.

As flores do Epidendrum costumam apresentar cores vibrantes, que variam entre o vermelho fogo, laranja, amarelo, pink e fúcsia. A floração desta orquídea ocorre de forma sequencial, de modo que novos botões florais vão se abrindo à medida que as flores mais antigas fenecem. Deste modo, uma haste permanece florida por meses a fio.

E, embora possa florescer durante qualquer época do ano, é durante a primavera e o verão que sua floração atinge o auge.

Perfeita para se ter em casa agora, não é mesmo?

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta