CYMBIDIUM PENDENTE: UMA ORQUÍDEA PERFEITA PARA ARRANJOS DE INVERNO

Embora o inverno seja o período em que muitas plantas se encontram em estado de dormência – uma espécie de repouso – felizmente há aquelas que escolhem justamente esta estação para nos presentear com suas mais lindas flores!

Hoje, o talentoso expert e querido amigo, Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, escolheu um magnífico exemplar desse tipo de planta para compartilhar conosco, ideal para os mais lindos arranjos de inverno: a belíssima orquídea Cymbidium Pendente.

FlorDaSemana27

Sergio, querido, obrigada por mais essa dica maravilhosa. Adoramos conhecer um pouco mais sobre a Cymbidium Pendente e já vislumbramos as mais variadas possibilidades para usá-la, seja em vasos, seja como flor de corte.

A orquídea Cymbidium, sobre a qual já falamos aqui, é uma das estrelas do inverno, podendo ser encontrada em uma quase infinita variedade de cores e formas.

A Cymbidium Pendente, objeto de nossa coluna de hoje, é uma variação da tradicional orquídea Cymbidium. Relativamente nova no mercado brasileiro, a Cymbidium Pendente é bastante exótica e extremamente florífera.

O nome deriva do fato de suas hastes florais adquirirem a forma de cascata, diferentemente da tradicional haste ereta característica da Cymbidium que costumamos encontrar nas floriculturas. Além disso, esta variedade pendente produz um número muito maior de flores por haste, que costumam ser menores e mais delicadas que as da Cymbidium tradicional.

Uma das primeiras orquídeas nesta categoria a chegar ao Brasil é a Cymbidium Dorothy Stockstill ‘Forgoten Fruit’. Trata-se de uma variedade premiada pela American Orchid Society e mundialmente conhecida por suas exuberantes cascatas em cor de vinho. Quando bem cultivada, forma grandes touceiras – ramificações que crescem muito próximas umas das outras – a produzir diversas hastes pendentes, compactas e repletas de flores. Nesta mesma linha, encontramos o Cymbidium Kiwi Baron ‘New Horizon’, com flores um pouco maiores, em um tom mais escuro de vinho. Outra orquídea que é novidade nesta estação é o Cymbidium Mary Green ‘Spring Wind’, em um tom de rosa seco, também com flores em cascata.

A variedade de orquídeas Cymbidium pendentes é enorme no mercado internacional. Aos poucos, as novidades vão chegando ao Brasil. Uma grande vantagem desta modalidade de Cymbidium é que ela costuma florescer com mais facilidade, mesmo em locais onde o clima não é tão frio.

Tradicionalmente, a Cymbidium precisa de uma queda acentuada de temperatura, entre o verão e o outono, para poder florescer durante o inverno.

Perfeita para dias de friozinho como os que fazem agora, não é mesmo?

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta