GRAÇA E DELICADEZA EM TONS DE AZUL: OS DELFINOS

Nossa mesa de fondue – que mostramos aqui – estava repleta de lindas e delicadas flores azuis a ressaltar os tons da louça eleita para a noite – a Val de Loire da Haviland, à venda na Presentes Mickey,

As tais flores azuis que tanto nos encantaram são os graciosos Delfinos – ou Delfínios – que, claro, não poderiam deixar de figurar em nosso quadro de hoje dedicado à Flor da Semana.

FlorDaSemana17

O querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, foi quem reuniu as valiosas informações que compartilharemos com vocês a seguir. Muito obrigada, Sergio, por mais uma coluna impecável!

Os Delfínios são as estrelas de um seleto grupo de flores capazes de exibir a rara coloração azul. Embora também possam ser encontrados nas cores branca, rosa e púrpura, os Delfínios azuis são os mais conhecidos e admirados.

São plantas típicas do hemisfério norte, podendo também ser encontradas em regiões montanhosas da África tropical. Os Delfínios pertencem à família Ranunculaceae, a mesma dos Ranúnculos, sobre o qual falamos aqui, e das Anêmonas, tratadas aqui.

Existem cerca de 300 espécies pertencentes ao gênero Delphinium, assim nomeado em alusão ao seu nectário (glândula produtora de néctar), cuja forma assemelha-se à de um golfinho (do grego delphís e do latim delphinus). A maioria das variedades encontrada no mercado atual é constituída por híbridos, sendo a participação da espécie Delphinium elatum a predominante.

Apesar de belíssimos, os Delfínios produzem substâncias tóxicas em todas as partes da planta, devendo ser mantidos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Em países do hemisfério norte, estas flores costumam ornamentar os jardins, como bordaduras. No entanto, seu cultivo é considerado difícil.

No Brasil, seu uso é predominantemente como flor de corte. Aliás, os Delfínios ficam lindos sozinhos ou misturados a flores de outra cor em delicados vasinhos.

Esperamos que tenham gostado!

Um beijo.

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta