AZEVINHO, SÍMBOLO DA PROTEÇÃO, FELICIDADE E PAZ

Com tantas referências ao Natal por aqui, esta semana, não poderíamos deixar contemplar neste quadro aquela que tem cara e significado desta data tão especial: o Azevinho.

Azevinho - FlorDaSemana44

Claro que não poderíamos tê-lo feito sem a imprescindível ajuda de nosso querido amigo e colunista Sergio Oyama Junior, do imperdível Orquídeas no Apê. Sergio, obrigada, sempre, você sabe que tem todo nosso carinho e admiração!

Com sua característica folhagem verde com bordas pontiagudas e frutos redondos vermelhos, o Azevinho é um arbusto repleto de significados, tipicamente utilizado nas decorações natalinas. Esta planta já era utilizada pelas civilizações pré-cristãs, com o intuito de espantar maus espíritos. Para os romanos, o Azevinho era considerado sagrado, sendo oferecido como presente durante o festival da Saturnália, que ocorria em dezembro. Já os cristãos passaram a associar a bela folhagem deste arbusto, de aspecto espinhoso, à coroa de Cristo. As bagas vermelhas representariam seu sangue derramado na cruz.

O Azevinho é nativo de várias regiões da Europa, Ásia e norte da África. Conhecido como Holly ou English Holly, este arbusto pertence à família Aquifoliaceae, a mesma da erva-mate. Planta de crescimento lento, o Azevinho pode viver por mais de um século. Bastante resistente, adapta-se a várias condições climáticas, permanecendo com as folhas verdes durante o rigoroso inverno europeu. As flores do Azevinho são menos conhecidas, apresentando a coloração brancas, com quatro lóbulos, surgindo durante a primavera. Quando polinizadas, transformam-se nos graciosos frutos vermelhos que todos admiram, perdurando durante o outono e o inverno.

Como não poderia deixar de ser, o Azevinho traz consigo, além do belo efeito ornamental, as mensagens de proteção, felicidade e paz.

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Ola Vou fala sobre meu plantio de azevinho que fiz num desse vaso médio de 40 litros, neste vaso completei com terra com um pouco de adubo e esterco para ficar mais fértil, peguei uma muda de azevinho e fiz neste vaso, assim foi desenvolvido seus crescimento com muita folhas verde lustrosa, Por minha surpresa houve um Mistério nesta planta do azevinho veio secar as folhas até mesmo as folha verde veio cair, e secando rapidamente os galhos, Fiquei surpreso, e curioso interessado neste Episódio desse Mistério o que possa ter Ocorrido.

    • Oi José, tudo bem?

      Muitas vezes isso acaba acontecendo mesmo com plantas e flores diversas. Podia ser uma época mais seca ou a quantidade de rega. É sempre bom a ajuda de um profissional da área, pois cada espécie funciona de um jeito muito peculiar. Indicamos a leitura do blog Minhas Plantas e uma visita a loja Milplantas, se estiver em São Paulo, ou a uma floricultura mais próxima para que converse com alguém especialista no assunto.

      Aqui estão os sites indicados:

      http://www.milplantas.com.br (loja de flores)

      http://minhasplantas.com.br (blog da jardineira Carol Costa com dicas ótimas)

      Esperamos que tenha sucesso e que nos conte por aqui!

      Obrigada pela visita!