MAGNÍFICAS MINIATURAS: OS BONSAI

Inspiradas pela mesa que montamos para uma agradável e eclética noite japonesa, que mostramos a vocês aqui, procuramos nosso querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê para falar sobre uma planta que tem tudo a ver com o tema: o Bonsai.

FlorDaSemana14

Sempre fomos apaixonadas por essas magníficas árvores em miniatura e adoramos as informações que Sergio preparou para a nossa coluna de hoje. Sergio, querido, temos muita sorte e um orgulho imenso de tê-lo ao nosso lado. Obrigada por tudo!

A palavra Bonsai é representada pelo ideograma 盆栽, que pode ser literalmente traduzido como ‘plantado em bandeja’. Bon significa bandeja ou vaso raso e sai refere-se ao verbo plantar, na língua japonesa. Embora o termo e a técnica tenham se estabelecido no Japão, a origem desta arte milenar é chinesa, havendo evidências de que plantas já eram cultivadas em pequenos vasos durante o império chinês, há cerca de 2.000 anos.

Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de árvores específicas em miniatura. Teoricamente, qualquer árvore comum pode ser transformada em Bonsai por meio de técnicas que restringem seu crescimento.

Apesar disso, existem algumas espécies mais propícias para serem transformadas em Bonsai. Exemplos clássicos são os pinheiros (Pinus), juníperos (Juniperus), figueiras (Ficus) e azaleias (Rhododendron).

Além do tamanho reduzido, as árvores Bonsai sofrem uma série de intervenções para que tenham a aparência de um exemplar em tamanho natural. A espessura e a rugosidade do tronco, as raízes aparentes, a inclinação dos galhos devido à gravidade, tudo é induzido de forma a construir uma réplica perfeita. Quando bem cultivadas, estas árvores em miniatura podem florescer e frutificar normalmente, como na natureza.

Dentre as técnicas utilizadas para obtenção de um Bonsai estão a restrição de espaço para as raízes mediante o emprego de vasos rasos de tamanho reduzido e a poda periódica tanto da copa das árvores como de suas raízes. O solo também deve ter uma quantidade restrita de nutrientes e a adubação deve conter menos nitrogênio, elemento químico que induz o crescimento da planta e das folhas. A rega também é controlada.

Os Bonsai podem ser obtidos a partir de sementes, por meio do método denominado Misho. Quando o ponto de partida é uma muda já formada, comprada ou coletada da natureza, a técnica é chamada de Yamadori.

Devido aos constantes cuidados a que são submetidos, os Bonsai podem sobreviver por mais tempo do que seus parentes na natureza ou seus cultivadores. Há exemplares com mais de 100 anos em cultivo atualmente. Além de valiosas obras de arte, estas árvores em miniatura induzem à contemplação, despertam o respeito à natureza e desenvolvem habilidades como paciência, observação e senso estético.

E, para terminar, uma curiosidade. Por ser originária de um ideograma, a palavra Bonsai não possui plural. É por isso que nos referimos ‘aos bonsai’ ou ‘às árvores bonsai’.

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio Oyama Junior, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *