Uma Flor Chamada Primavera

Em tempo ainda de homenagear a primavera, hoje, falamos de uma flor tão linda e cheia de colorido que recebe o nome desta estação inspiradora e que a faz florescer! Em nossa coluna Flor da Semana, escrita pelo querido biólogo e botânico Anderson Santos, descobrimos suas características e as formas de conservá-la linda por mais tempo e sempre por perto. Buganvile é um de seus outros nomes, como veremos na pesquisa a seguir!

flor primavera

Origem e nomes da Primavera

Primavera é o nome mais popular dado às diferentes espécies do gênero botânico Bougainvillea da família botânica Nyctaginaceae. No Brasil, as diferentes espécies desse grupo de plantas ainda recebem o nome de Buganvile, Três-marias, Sempre-lustrosa, Santa-rita, Ceboleiro, Roseiro, Roseta, Riso, Pataguinha, Pau-de-roseira e Flor-de-papel. Na natureza, as Primaveras podem ser encontradas em toda a América do Sul, em especial no Brasil onde é possível encontrar cinco espécies, presentes na Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

As diferentes espécies de Bougainvillea podem ser árvores, arbustos ou trepadeiras. Independente da forma de vida, apresentam caules longos, geralmente com presença de espinhos e com folhas verdes, macias e lisas. O que parece ser uma flor colorida é na verdade, uma inflorescência, um conjunto de flores. Se observado de perto é possível notar que em cada parte colorida das Primaveras, existem três pequenas flores unidas lado a lado e protegidas por três brácteas coloridas. As partes mais coloridas e atrativas dessas plantas não são pétalas e sim brácteas que protegem as três flores no interior da inflorescência. As cores das brácteas são fortemente intensas e variam entre o amarelo, laranja, lilás, rosa e vermelho.

Do Brasil para encantar o mundo

O gênero botânico recebeu o nome de Bougainvillea porque o navegador francês Louis Antonie de Bougainville foi quem encontrou uma espécie no Brasil em 1790, a levou para a Europa por onde se difundiu e ganhou destaque entre as plantas ornamentais de todo o mundo. Um grande número de plantas nativas do Brasil, geralmente não alcança o mesmo prestígio no mercado nacional. Ainda que o potencial das plantas brasileiras não seja devidamente valorizado no país, este é cada vez mais reconhecido no exterior e ainda no século XVIII os europeus viram nas Primaveras um grande potencial ornamental e, por vários países da Europa é possível avistar nas fachadas das casas, jardins e quintais a presença das Primaveras brasileiras.

A maior árvore de Primavera do mundo está situada na cidade de Lambari do Sul, em Minas Gerais, em uma calçada às margens do lago Guanabara, e mede cerca de 18 metros de altura. No Brasil ocorrem cinco espécies na natureza: Bougainvillea campanulata, B. fasciculata, B. glabra, B. malmeana e B. spectabilis e estão presentes no Norte (Amazonas, Pará), Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco), Centro-oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).

Cuidados com a Primavera

Os tratos com o cultivo da Primavera dependerá de vários fatores, dentre eles os principais são: espécie cultivada (árvore, arbusto ou trepadeira) e local (vaso, canteiro, área com maior disponibilidade e profundidade de solo). Tradicionalmente as Primaveras são utilizadas para o cultivo de bonsais, pois florescem geralmente duas vezes ao ano, na Primavera e no Outono. Mudas plantadas em vasos requerem um período de adaptação ao sol direto, devendo deixar a planta por períodos gradativamente maiores exposta ao sol. Essa aclimatação ao sol leva em média quatro semanas. Quando plantadas em jardins ou canteiros, devem ser mudas de maior porte e que não exigirão maiores cuidados. O melhor momento para realizar podas e limpeza da planta é no outono, quando é possível retirar os galhos secos e ramos que não produzem flores, podendo podar de forma que se dê uma forma desejada para sua planta.

Esperamos que tenham gostado da nossa flor de hoje e que nos visitem sempre! Para quem quiser conhecer outras espécies típicas da primavera, visitem o post Flores da Primavera, onde falamos de outras belezas da estação e ainda citamos a Primavera como uma delas!

Beijos

Deixe uma resposta

Comentários