Flor natural no quarto: Pode ou não pode?

flor no quarto2Fonte da foto: http://www.lily.fi/blogit/suvi-sur-le-vif/kind-blue.

Depois do nosso post da semana passada sobre como receber visitas para dormir – ocasião em que sugerimos deixar um lindo arranjo de flores sobre a mesa de cabeceira, juntamente com outros mimos para os nossos convidados – alguns leitores nos procuraram para saber se haveria problema em se deixarem flores e plantas no quarto, principalmente à noite, quando elas passam a consumir oxigênio e liberar gás carbônico.

Logicamente, para responder a essas perguntas, procuramos o querido Sergio Oyama Junior, biólogo e expert por trás do Orquídeas no Apê, que tranquilizou a todos afirmando que o gás carbônico exalado por uma ou mais plantas à noite é mínimo, especialmente quando comparado ao volume que um ser humano, gato ou cachorro produzem e que, portanto, não há mal algum em manter algumas plantas ou flores dentro do quarto.

Segundo o Sergio, o único cuidado que devemos ter é em relação ao pólen que algumas espécies de flor costumam liberar, pois muitas pessoas são alérgicas. Assim, é importante que nos quartos apenas se mantenham plantas que naturalmente não liberam pólen, como as orquídeas, evitando-se, por exemplo, os lírios.

Também se recomenda evitar deixar nos quartos plantas e flores com aroma mais pronunciado, especialmente aquelas que exalam seu perfume durante a noite, o que pode ser desagradável e incomodar o sono.

Plantas dentro de casa, na verdade, trazem muitos benefícios. Pesquisas realizadas pela agência espacial americana concluíram que muitas espécies vegetais são capazes de atuar como purificadoras do ar. Isso porque, além de absorverem o gás carbônico durante o dia, graças à fotossíntese, plantas bastante comuns como mini palmeiras, dracenas e filodendros são capazes de absorver outros gases tóxicos, tais como benzeno e formol, frequentemente presentes nos lares dos grandes centros urbanos.

É ótimo saber que temos sinal verde para uma casa sempre linda e florida, não é verdade?

Sintam-se à vontade para escrever sempre que tiverem qualquer dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Amei as informações!!! Sempre gostei de flores no quarto e sempre usei orquídea, mas toda noite as tirava e quando acontecia de eu esquecer, ficava preocupada… Agora estarão sempre presentes!! Adoro flores em casa, trazem alegria e deixam a casa mais bonita!!! Beijos

  • Sobre a Fotossintese eu quero saber no geral as plantas dentro do quarto feichado e sem luz a noite elas absorvem mas o oxigênio e libera o gás carbônico ou não ?