Temperos para Comidas Portuguesas

Cada vez mais, cultivamos o gosto pelo que nos parece familiar e tradicional. Esta é uma forma simples de celebrar o que existe de melhor e mais alegre na vida. A culinária é uma das chaves mais eficientes para essas sensações.

Recentemente, recorremos ao sabor da gastronomia portuguesa em dois eventos especiais (no Dia das Mães, vejam aqui, e em um jantar especial entre amigos, aqui). Em ambos os casos, pudemos apreciar temperos peculiares e que também usamos muito por aqui. Alguns deles são essenciais em nossa cozinha, mas, especialmente, marcam alguns pratos portugueses como mostramos a seguir com uma seleção de 6 temperos da Multi Gosto.

para temperar comida portuguesa

Alecrim desidratado pode dar um toque muito especial e fresco em receitas variadas. Na culinária portuguesa do dia a dia, o alecrim fica ótimo no preparo de grelhados e batatas ao forno. No arroz de pato também dá um sabor a mais. Porco com castanhas e arroz de alecrim é outro prato que leva alecrim. A Multigosto indica o seu uso em carnes de porco, aves, molhos e sopas de tomate, peixes, frutos do mar, ensopados, berinjela, batatas, couve-flor e pães.

Manjericão desidratado cai bem com todo o tipo de salada fria e em drinks com Gin, uma moda no mundo todo incluindo Portugal, especialmente em Lisboa nos bares mais badalados como a Pensão do Amor, onde é um dos mais pedidos. Também é ideal para receitas com tomate. Na culinária brasileira pode arrematar molhos para churrasco, saladas, legumes, assados, peixes e queijos. Sem contar que na pizza ou com massas fica uma maravilha!

Salsa desidratada É um ótimo tempero para bacalhau e peixes, especialmente saladas, como a salada de polvo, um prato bem português. Também combina com o tradicional Bacalhau Gomes de Sá.

Tomilho também é perfeito para compor o sabor da salada de polvo e o Bacalhau Gomes de Sá. O arroz de pato fica uma delícia com esse tempero. É usado nas carnes de porco e carneiro para amenizar o sabor da gordura, e no ensopado de borrego. Frango à maricas  uma prato comum em Portugal leva tomilho. Na cozinha do brasileiro é utilizado para preparar carnes, feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas em compotas.

Louro em pó é uma forma de temperar pratos diversos como arroz e bacalhau. Para a culinária portuguesa é considerado um tempero fundamental em comidas como refogados, caldeiradas e arroz de marisco. Também é usado em carnes fritas. Extremamente aromático, deve ser usado com parcimônia. No Brasil geralmente é usado no preparo de feijão, na carne moída, molhos, legumes e verduras.

Orégano com filé de bacalhau cozido é um casamento perfeito e simples. Também combina com Bacalhau à Portuguesa e tortas salgadas. Em nossa cultura, incorporamos o orégano em pizzas, pães e torradas, molhos para carnes, aves e peixes. Também fica ótimo com ovos, tomates, queijos e cebolas temperadas.

Esperamos que tenham gostado das dicas! O melhor de termos em casa estes e outros temperos também é improvisar e criar um tempero único com misturas improváveis e que só descobrimos testando! Por isso gostamos tanto das embalagens da Multi Gosto e da variedade de seus temperos, ervas e especiarias. Com eles estamos desenvolvendo nosso paladar como já mostramos nos seguintes posts: O Gostinho da Bahia em Temperos que Amamos e Para Temperar o Churrasco.

Testem em casa e nos contem por aqui!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *